Redes sociais e carreira

Foto ilustrativa – Créditos: Geralt

Anualmente ministro uma palestra para alunos do último ano do curso de Educação Física e Saúde da USP sobre a carreira profissional, faço isso há cerca de cinco anos com o objetivo de ajudá-los a entender o que esperar do mercado de trabalho. Dou um panorama da área, falo mais especificamente do mercado de academias, onde construí grande parte da minha carreira e abordo assuntos relacionados à presença digital. Nesse período a palestra foi ganhando novos contornos e há três anos que mais da metade dela trata de questões relacionadas às redes sociais. Como aproveitá-la a seu favor e principalmente o que evitar.

Cada ano que passa a relação redes sociais e carreira vem se tornando mais estreita. Uma pesquisa da Reppler (se não me engano de 2012) apontou que 95% dos recrutadores consultam as redes sociais antes de contratar e que 70% já rejeitaram alguém por aquilo que encontraram na rede. Rede social é pública! Por mais que desejemos expor a nossa opinião, o nosso posicionamento sobre determinado assunto, por mais que desejemos mostrar algo que achamos legal para os amigos é preciso pensar antes de publicar se falaríamos aquilo diretamente para alguém, se nos comportaríamos daquela forma nos locais onde frequentamos e principalmente se aquele posicionamento pode de alguma forma nos prejudicar profissionalmente. E nesse último caso tenho tantas histórias para contar que fica difícil eleger uma.

redes sociais e carreira

Redes sociais e carreira

Vou citar aqui dois casos recentes apenas para ilustrar o que digo.

Em fevereiro a adolescente americana, ficou famosa por ser demita através do Twitter. A jovem que conseguiu um emprego em uma pizzaria, escreveu em seu perfil: “Começo nesse trabalho de m* amanhã”, na véspera de seu primeiro dia.

Avisado da publicação por outro funcionário, o dono da pizzaria respondeu na própria rede social: “E… não, você não começa nesse trabalho de m* hoje! Eu acabo de te demitir! Boa sorte na sua vida sem dinheiro e sem emprego!”, dizia o tweet.

Mas se você pensa que fica limitado apenas às publicações feitas por você, saiba que curtir, compartilhar retuitar mensagens dos outros também pode causar problemas.

Em junho de 2014 a Justiça do Trabalho de São Paulo considerou válida a decisão de uma concessionária de motos do interior do Estado de demitir por justa causa um funcionário por ele ter “curtido” no Facebook

posts que ofendiam a empresa e sua sócia. A juíza relatora do caso escreveu em sua decisão que “O fato é grave, posto que se sabe o alcance das redes sociais, isso sem contar que o recorrente confirma que outros funcionários da empresa também eram seus amigos no Facebook”.

Renato Mendes, consultor de carreiras da plataforma de triagem Job1 explica que as publicações nas redes sociais afetam o ambiente profissional: “Não existe um manual de conduta em redes sociais, mas o profissional deve, antes de publicar uma mensagem no Facebook, Twitter ou qualquer outra rede, pensar se de fato expressaria esta opinião no corredor da empresa em alto e bom som, para qualquer pessoa ouvir. Se a resposta for não, é possível que a mensagem não deva ser publicada”, afirma.

Para não errar na hora de usar as redes sociais e não colocar o emprego em risco, ele dá oito dicas simples de etiqueta on line que, não por coincidência, são as mesmas que dou na minha palestra.

  1. Rede Social não é lugar para resolver problemas

Se estiver com um problema no trabalho, não espalhe nas redes sociais. Quem tem este tipo de atitude demonstra que não tem maturidade para resolver suas questões profissionais.

  1. Escolha bem suas palavras

Muitos problemas podem começar na escolha inadequada das palavras em uma mensagem on line. Evite que seus posts tenham um tom indelicado ou irritado.

  1. Nunca poste assuntos sigilosos ou estratégicos da empresa

Postar dicas ou indícios de informações estratégicas ou novos projetos que ainda não foram lançados no mercado pode alertar concorrentes e colocar em risco o projeto e até mesmo seu emprego.

  1. Aprenda a dosar o uso das redes sociais durante o expediente

Mesmo que as redes sociais sejam permitidas na empresa, o indicado é que nada seja postado durante o expediente. Certas postagens podem passar a impressão de que o funcionário está se divertindo ao invés de trabalhar.

  1. Seja discreto

Evite os posts abertos para comentar ou repercutir polêmicas. Opte sempre por uma conversa particular para evitar a exposição de seus problemas ou pontos de vista que podem gerar controvérsias. Isso não significa ter que abrir mão de sua identidade. Emitir opiniões maduras e bem embasadas a respeito de um assunto que diz respeito à empresa pode ser bem interpretado. A chave nestes momentos é ter bom senso.

  1. Cuidado com suas fotos

Evite publicar fotos íntimas ou sensuais. Até mesmo as fotos de roupa de banho como biquíni para as mulheres e sem camisa para os homens devem ser evitadas se você tem algum colega de trabalho em sua rede de contatos ou pretende vir a ter. Preserve sua imagem profissional.

  1. Não reclame publicamente

Comentários como “Esta semana não acaba” ou “Feriado chega logo” passam a impressão de que você não está satisfeito com seu trabalho e podem ser mal interpretados pelos chefes. Por mais cansativa e estressante que tenha sido sua semana, as redes sociais não são o melhor lugar para desabafar.

  1. Antes de publicar revise, revise e revise

Quer compartilhar uma notícia? Cheque se ela é verdadeira e se a fonte é confiável. Distribuir informações falsas ou incorretas na rede social podem passar uma péssima impressão.

Não deixe de verificar se tudo está escrito de forma correta, sem erros de português e, na dúvida, consulte um dicionário. É melhor revisar do que compartilhar algum erro que traga constrangimento futuro.

E, por fim, questione-se: Este conteúdo é realmente relevante para sua rede de contatos? Ele contribui para uma boa imagem pessoal e profissional? Se as respostas forem sim, revise tudo e publique.

Denise

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