Quais as áreas de atuação de um profissional de Educação Física

Saiba como uma pessoa com formação nessa área pode desempenhar sua função em diversos segmentos e negócios

A preocupação com saúde tem levado milhões de pessoas à prática esportiva. O conceito fitness está cada vez mais explorado tanto em programas de TV quanto nas redes sociais. E quem se beneficia com a mudança de filosofia de grande parte da população é o profissional de Educação Física, que pode atuar em diversos segmentos e negócios.

Engana-se quem pensa que somente escolas ou academia são garantias de emprego. Além dessas funções, as áreas de atuação de um profissional de Educação Física têm à sua disposição, hoje em dia, um extenso leque de opções no mercado de trabalho, o que garante, inclusive, mais valorização à profissão.

Personal trainer e consultor em empresas são opções

O profissional em Educação Física pode acumular até mais de um cliente sendo personal trainer. Isto nada mais é do que supervisionar e ministrar os treinamentos, a fim de atingir, com base no aprendizado acadêmico, o objetivo de quem o contrata.

O campo de atuação do profissional em Educação Física se estende ainda à prestação de consultoria tanto para empresas privadas quanto para órgãos públicos. Vagas em clínicas e spas também não faltam para esses profissionais.

Treinamento em modalidades esportivas

O profissional em Educação Física tem, também, a alternativa de atuação na área esportiva. Nesse contexto, ele pode se especializar em modalidades como CrossFit e ioga, dança, boxe, muay thai, corrida, ciclismo, pole dance, rafting. Há ainda os esportes mais tradicionais, como futebol, vôlei, basquete, natação, handebol, futebol, entre outros tantos.

Saúde: melhoria da condição de pacientes

Um paciente com algum distúrbio no coração, geralmente, precisa realizar atividades específicas para o fortalecimento cardíaco. Esse é apenas um dos exemplos de atuação do profissional de Educação Física na área da saúde.

No processo de prevenção de doenças, problemas físicos e reabilitação de pacientes que sofreram lesões e precisam melhorar o seu condicionamento, o educador físico também tem atuação garantida, sempre em parceria com um fisioterapeuta.

Recreação e entretenimento também em foco

A recreação também faz parte do campo de atuação do profissional de Educação Física. O mercado de entretenimento é um dos que mais crescem no Brasil, já que muitos buscam atividades físicas de relaxamento para compensar o cansaço do trabalho. Essa prática se torna um atrativo maior para hotéis, resorts, clubes, spas e até cruzeiros.

Fonte: shutterstock
Autor: shutterstock

Créditos: Universia

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Compare items
  • Total (0)
Compare
0