Pulse Studio: tecnologia a favor da malhação

Um colete de eletroestimulação muscular com tecnologia alemã virou febre entre as celebridades. Bruna Marquezine, Fernanda Souza, Sabrina Sato, e até mesmo o esportista Usain Bolt já revelaram que são adeptos da nova metodologia que auxilia na tonificação do corpo.

Com uma cara futurista, o colete com fios e placas promete uma queima de aproximadamente 515 calorias, a estimulação de até 300 músculos e a ativação de cerca de 90% da fibra muscular. Tudo isso com apenas 20 minutos de uso. Na Europa, o equipamento já é utilizado há 11 anos, mas no Brasil chegou há pouco e já se transformou no novo desejo do mundo fitness. Em Florianópolis, o treino de eletroestimulação muscular é oferecido pela Pulse Studio, na Avenida Trompowsky, 291 – loja 27 – Centro. A personal trainer e sócia do espaço, Sabrina Rhem, explica como o equipamento funciona:

– O colete tem eletrodos nas costas, na lombar, no abdômen e no peito. Além desses, colocamos um em cada braço e perna, e também no glúteo. Esses eletrodos são conectados a uma máquina que manda impulsos elétricos e gera uma contração muscular involuntária.

Movimentos tradicionais – abdominal, agachamento, apoio, polichinelo – são combinados com a estimulação involuntária, provocando uma intensificação do treino. Além de reduzir o tempo de malhação – 20 minutos equivalem a 1h30min de um treino convencional –, o equipamento auxilia no emagrecimento, na redução de gordura corporal, na tonificação, no ganho de força, na hipertrofia muscular, na correção postural e até mesmo no combate a celulite. Outro benefício do treinamento é a redução do impacto articular.

– A chances de lesões são mínimas, pois todo o treinamento é controlado – acrescenta Sabrina.

Treinos
O uso do equipamento é recomendado apenas uma vez por semana e não deve ultrapassar 20 minutos. Os treinos estão divididos em quatro protocolos: fortalecimento básico e avançado, metabólico e de relaxamento. No treino de fortalecimento básico e avançado, tanto a contração muscular quanto o descanso, acontecem em quatro segundos. A diferença entre um e outro está na curva do estímulo elétrico. No básico, começa fraco, aumenta e depois diminui. Já no avançado, o estímulo começa com uma carga mais elevada.

O metabólico é mais indicado para emagrecimento e diminuição das celulites. Nele, o estímulo elétrico é constante, numa frenquência diferente. Neste protocolo o aluno faz no máximo cinco minutos de atividade que pode ser coordenada com corrida, jump ou circuito de abdominal.

Na Pulse o treinamento é personalizado, e pode ser utilizado para relaxamento.

– Esse protocolo alivia a tensão e libera o estresse. Normalmente utilizamos no final das atividades, principalmente quando identificamos que o aluno está muito acelerado e estressado. Nesses casos, o cortisol costuma estar muito elevado, então, diminuímos os 20 minutos e colocamos o relaxamento para finalizar – pontua a personal.


Fotos: Leo Munhoz

Resultados
O aparelho não substitui outras atividades físicas e deve ser combinado com exercícios regulares para um resultado mais rápido e duradouro. A dentista Ana Paula Bornhausen, de 37 anos, já está há dois meses treinando com eletroestimulação, e na quarta sessão já sentiu os resultados.

– Sinto muita diferença principalmente no tônus muscular. Também houve melhora na massa magra. Intercalo o uso do colete com treinos de corrida – finaliza.

Créditos:

 

 

 

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Compare items
  • Total (0)
Compare
0