Processo de Coaching aplicado ao Personal Training

Coaching é um processo que visa potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida de uma pessoa, por meio de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (o Coach), em parceria com o Cliente (o Coachee).

É uma assessoria pessoal e/ou profissional que visa potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida de um cliente. O processo de coaching leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas. Este processo pode ser focado no aumento de performance ou na mudança, transformação e aprendizado.

Segundo especialistas da ACSM (American College of Sports Medicine), o coaching de bem-estar (Wellness Coaching) é uma tendência na indústria fitness, e consta na lista das 20 tendências desde 2012, e incorpora a ciência da mudança de comportamento na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Deste modo, técnicas de coaching podem ser aplicadas com o intuito de aumentar a performance, alcançar resultados, gerando mais realização, satisfação pessoal e melhoria da qualidade de vida.

No treinamento personalizado, coaching é um processo que envolve diálogo entre o profissional (o Personal Trainer Coach) em parceria com o cliente, aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas de coaching.

O Personal Trainer utiliza estratégias para prescrever e orientar o seu cliente com segurança e eficiência, porém para alcançar os resultados desejáveis, depende diretamente do nível de comprometimento e motivação do cliente.

Neste contexto, o Personal Trainer Coach é orientado para o ajuste de objetivos do cliente e acompanhamento contínuo até que atinja uma determinada meta estabelecida entre o cliente e o Personal Trainer Coach.

Roda da Vida Saudável:

Uma ferramenta que é indicada para aplicar na primeira sessão é a “Roda da Vida Saudável”, cujo objetivo é identificar o nível de satisfação atual e é composto por um círculo com quatro divisões fundamentais para uma vida saudável.

Cada esfera deve ser avaliada atribuindo-se uma pontuação que vai de 1 (pouca satisfação) a 10 (muita satisfação).

Estas esferas da vida saudável são: saúde, exercício físico, alimentação e descanso, conforme segue abaixo:

  1. Saúde: Meu check-up está em dia? Como tenho cuidado de minha saúde? Estou equilibrando minha saúde e o trabalho?

  2. Exercício Físico: Estou cuidando bem do meu físico? Estou bem preparado fisicamente? Qual o meu nível de comprometimento para realizar com periodicidade os exercícios físicos?

  3. Alimentação: Estou me alimentado adequadamente? Qual o meu nível de comprometimento em manter uma alimentação saudável?

  4. Descanso: Durmo bem? Qual o meu nível de comprometimento em dedicar horas para o meu descanso físico?

Observações:

  1. Pergunta para avaliar o nível de satisfação atual: Qual o seu nível de satisfação atual com os resultados da sua vida em cada uma das áreas?

  2. Pinte na Roda da Vida Saudável, nas quatro áreas essenciais para alcançar os resultados esperados.

  3. Caso o nível de satisfação esteja abaixo de 6, é importante promover as mudanças necessárias para suprir as deficiências e atingir o equilíbrio desejado.

Capturar 1d

Experimente fazer esta avaliação para identificar se alguma esfera da sua vida pode ser melhorada para tornar você uma pessoa mais saudável.

Paulo Amaral

Prof. Ms. Paulo Costa Amaral

CREF 023504-G/SP

www.profpauloamaral.com.br

contato@profpauloamaral.com.br

 

Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4093545462481113

 

Maiores informações:

Capturar 0001

 

 

 

 

Certificação em Coaching de Emagrecimento:
www.coachingparaemagrecer.com
Próximo certificação – 04 e 05 de Junho de 2016 – São Paulo/SP

 

Capturar 0002

 

 

 

 

T&D Fitness
Treinamento e Desenvolvimento Profissional na área Fitness:
www.tdfitness.com.br

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Compare items
  • Total (0)
Compare
0