Pós-graduação do SENAC – Treinamento Físico Personalizado

Pós-graduação – Treinamento Físico Personalizado

Formato: presencial

Objetivo:
Especializar profissionais de Educação Física (bacharéis e licenciados) para atuarem com segurança e exímio padrão profissional na elaboração e aplicação de programas personalizados de exercícios físicos, no atendimento direto ao aluno/cliente, contribuindo para a melhoria de sua saúde e bem-estar, além de instituições de ensino médio e superior, lecionando e/ou fomentando a produção científica por meio de pesquisas.

Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Treinamento Físico Personalizado do Senac conta com infraestrutura de ensino atualizada e completa, além de uma metodologia que privilegia a pesquisa, o estudo de caso e a análise de situações problema, dentro de uma visão crítica das questões práticas da atuação do profissional.

A qualidade do curso é garantida ainda por um corpo docente qualificado, com vivência prática na atividade de treinamento personalizado, e experiente para o ensino e assistência ao projeto de pesquisa e atuação profissional dos alunos. Nesse sentido, o curso contribui para a elevação dos padrões de qualidade dos profissionais de educação física egressos deste curso, que poderão atuar em segmentos diversos.

Carga horária: 366 horas

Mercado de Trabalho
Aplicação:
O egresso deste curso poderá ministrar treinamento personalizado individualmente ou para pequenos grupos, considerando suas especificidades e necessidades, em residências, condomínios, clubes esportivos, associações recreativas, academias, clínicas de treinamento personalizado, centros de condicionamento físico de empresas, hotéis, spas, navios, praças, parques ou outros locais onde possam ser ministradas atividades físicas. Além disso, poderá atuar em consultorias e assessorias, participando de equipes multiprofissionais e no ensino e pesquisa na área acadêmica.

Panorama de mercado:
A ciência comprova, por meio de inúmeras pesquisas científicas realizadas ao longo das últimas décadas, que se exercitar regularmente, na intensidade correta, sem exageros e com orientação profissional competente, auxilia significativamente na promoção da saúde e bem-estar. A ciência e a tecnologia chegam definitivamente às academias de ginástica e o conceito de fitness: aptidão física relacionada à promoção da saúde, desenvolvida por meio da prática regular do exercício físico é mundialmente aceito como um novo paradigma na educação física. Nesse cenário, surge o personal trainer, que passou a ser aceito e respeitado tanto pela sociedade como pelos meios acadêmicos. Este campo profissional vem se ampliando.

Em contrapartida, a maioria dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física não oferece em suas estruturas curriculares disciplinas específicas que preparem o futuro profissional para atender aos interesses dos alunos. O número de especialistas ainda é pequeno e a grande maioria exerce a atividade com base nos conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação ou em congressos, seminários e cursos de extensão universitária. O mercado é, portanto, promissor para profissionais de educação física especialistas, que atendam individualmente alunos/clientes interessados no treinamento personalizado e que demonstrem conhecimentos, habilidades e uma atitude profissional diferenciada.
Proposta metodológica:
A metodologia de ensino proporciona a integração entre a discussão dos fundamentos teóricos e a vivência prática, proporcionando ao aluno participação ativa e condições de aprendizagem por meio de discussões e participação nas aulas contextualizadas em situações reais de trabalho, situações-problema e estudos de caso.

Componentes curriculares:
Anamnese clínica, antropométrica e nutricional
Avaliação postural e encurtamento muscular
Avaliação metabólica
Avaliação neuromotora, funcional e do CORE
Metodologia da pesquisa
Fisiologia cardiorrespiratória e neuromuscular
Cinesiologia e biomecânica aplicada
Fundamentos de nutrição aplicada
Prescrição de exercícios de efeito geral e localizado
Treinamento personalizado para grupos especiais
Periodização do treinamento personalizado
Princípios e métodos de treinamento
Métodos e técnicas de exercícios
Elaboração de sessões de treinamento
Seminários: Treinamento personalizado aplicado

Certificação
Pós-graduação (lato sensu) – Especialização em Treinamento Físico Personalizado (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Documentos para matrícula
Para candidatos brasileiros:
• 1 cópia (frente e verso) e original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC;
– Obs. 1: diploma emitido por instituição estrangeira deve ser revalidado nos termos da legislação brasileira e da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
– Obs. 2: o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, desde que mencione a data da colação;
• 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
• 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• 1 foto 3×4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
• 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
• 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
• 1 foto 3×4 recente.

Para candidatos estrangeiros não residentes no Brasil:
• 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
• 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
• 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
• Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
• 1 foto 3×4 recente.

https://www.youtube.com/watch?t=12&v=tEEkfcN8FxM

 

Maiores informações:

senac-pa-2015-cursos-gratuitos-1

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Compare items
  • Total (0)
Compare
0