O personal na perspectiva do marketing

 RESUMO

Esse estudo apresenta mapeamento das referências dedicadas à formação do personal trainer em bases de dados eletrônicas. Essa garimpagem revelou baixa produção científica sobre o assunto e mostrou que na literatura sobre personal trainer predominam livros com linguagem corrente no mundo dos negócios. Esses achados nos levaram a indagar sobre a força do discurso físico-empresarial, especialmente o marketing, na constituição desta ocupação profissional. Jeremy Rifkin, Zygmunt Bauman, Paula Sibilia e Denise Sant’Anna permitiram visualizar que o marketing dirigido ao personal trainer tem como tarefa reinventar, ressignificar e “repaginar” esta modalidade de serviço em nome da sobrevivência no disputado mercado da vida ativa.

MS. CIBELE BIEHL BOSSLE
Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH da EsEF/UFRGS
(Rio Grande do Sul – Brasil)
e-mail: cibele.bossle@terra.com.br

DR. ALEX BRANCO FRAGA
Doutor em Educação e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS
(Rio Grande do Sul – Brasil)
e-mail: brancofraga@gmail.com.br

PALAVRAS-CHAVE: Personal trainer; marketing; formação profissional; Educação Física.

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