Personal como você administra o seu “suado” dinheiro?

Personal Trainer, planejamento financeiro e futuro de sucesso

O mercado de personal trainer está cada vez maior e mais promissor. O faturamento do setor de academias e personal ultrapassa 1 bilhão de dólares e a concorrência e demanda se elevam a cada ano. Para se manter sólido e em constante crescimento, o personal trainer precisa ter muito bem esclarecido qual público pretende alcançar, avaliar o local que irá trabalhar, ter um planejamento de modelo de negócio (autônomo, sociedade, empresa), além  da renda que pretende ganhar mensal e anualmente, ou seja, o planejamento financeiro do personal trainer.

Se você conhece algum personal que começou do zero, sem ajuda financeira da família, por exemplo, ou que decidiu atuar como autônomo, você certamente sabe que ele passou por momentos de dificuldades, como as ondulações na renda mensal. Isso pode ocorrer por alguns motivos, como: inexperiência no atendimento, o que te faz perder alunos; falta de conhecimento científico-acadêmico, o que te impossibilita de atender com qualidade e segurança; localização afastada de sua residência, que demanda muito tempo e dinheiro de deslocamento; ou mesmo onde e a forma que você decidiu atuar. Por exemplo, academias que cobram 50% do valor de sua hora aula ou taxas muito elevadas de aluguel irão consumir boa parte de sua renda, e você terá que trabalhar em dobro para alcançar um valor confortável.

Como podem ver, todos os fatores citados devem ser pensados, repensados, organizados e reorganizados sempre que houver necessidades e mudanças no decorrer da carreira do personal para que seu planejamento financeiro caminhe positivamente.

Além desses fatores técnicos, precisamos ter ainda mais cuidado com as causas do dia a dia que podem alterar e prejudicar fortemente nossa vida financeira. Gastos supérfluos e cartões de crédito são os que podem causar maior prejuízo. Por isso, defina suas prioridades: diversão, baladas, viagens, cursos e educação, constituir uma família, comprar um carro ou apartamento? Cada pessoa tem um gosto, um estilo de vida e alguma prioridade em determinado tempo da vida, mas é preciso pensar e planejar o futuro sempre.

Por exemplo, se você é autônomo precisa ter sempre em mente que ao final do ano, enquanto as pessoas de carteira assinada recebem um décimo terceiro salário, seus alunos tiram férias e não vão querer repor tantas aulas, portanto você receberá a menos. Mas não veja isso como desvantagem, pelo contrário. Nada é de graça e o que é embutido num décimo terceiro salário, é retirado mês a mês em impostos abusivos. De qualquer forma, é preciso fazer um caixa para se precaver e aproveitar as festas e suas férias. Se você tem carro ou filhos, o caixa precisa ser maior, pois é mês de gastos escolares, IPVA, CREF entre outros gastos extras que podem surgir com as festas de fim de ano. Guarde um pouco mensalmente já pensando nisto.

Outra situação comum na carreira do personal trainer é a falta de planejamento com a saúde e segurança da vida. No inicio da carreira é muito difícil conseguir separar parte da renda para pagar seguro de vida, plano de saúde e previdência privada. Mas coloque como meta reservar uma quantia mensal para este planejamento que será por toda vida. Pesquise muito bem e estude as vantagens e desvantagens de cada plano, escolha com calma, principalmente seguro de vida e previdência.

Especialistas dizem que autônomos como personal trainer precisam ter um dinheiro guardado para se manterem por pelo menos 3 meses sem renda. A realidade do personal que esta começando é bem difícil para atingir isso. Mas pense que nunca é tarde para preparar essa reserva e menos ainda para mudar os hábitos com gastos e coisas que não são prioridade.

 A forma de cobrança e as considerações do seu serviço devem ser sempre claras. Não são todos que fazem uso de contratos formais (eu mesma não indico), mas ter uma carta de apresentação com a forma de pagamento, além de como o cliente deve proceder em casos de faltas e atrasos é muito importante para evitar possíveis discussões, aborrecimentos e não recebimento de seus serviços. Deixe tudo claro e por escrito logo na primeira reunião com o futuro possível cliente. (Leia também: Carta de apresentação).

Por último, não esqueça que todos erramos. Porém, a diferença entre o personal de sucesso e aquele que não cresce está em identificar, observar e analisar os erros, corrigi-los e se condicionar a aprender e promover mudanças positivas na própria vida.

Dessa forma, treine e crie o hábito de economizar e poupar dinheiro. Mude seu padrão mental, evolua para um perfil empreendedor e assuma novos riscos com sabedoria. Crie metas de curto, médio e longo prazo e pense grande! Sem um planejamento você para no tempo e não sai da zona de conforto.

U

 

Nivia III

1 Comment

Leave a reply

Compare items
  • Total (0)
Compare
0