Personais e empresários trocam conhecimento em Brusque sobre empreendedorismo

Jovens empresários de Brusque promovem capacitação e troca constante de conhecimento
Núcleo da Acibr reúne jovens lideranças há 18 anos em Brusque

O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) chega a maioridade em 2018, e se consolida como aquele que reúne mais associados no município: são 40 empresas participantes.

Criado em 2000, o núcleo tem o objetivo principal de fomentar o empreendedorismo entre os jovens, assim como a capacitação e a troca de ideias e conhecimento entre os empreendedores chegados há pouco tempo no mercado.

Em reuniões quinzenais, o núcleo busca abranger os mais variados segmentos, para satisfazer a extensa gama de associados.

“O núcleo é multisetorial, envolve todos os segmentos, vendas, gestão, assuntos de interesse dos líderes. Sempre trazemos cases para dentro das reuniões. Isso agrega muito, aprender com esses grandes empreendedores”, explica a coordenadora do núcleo, Daiane Rossano.

Paralelo às reuniões, são realizados cursos de capacitação para os nucleados. Neste ano, por exemplo, foram dois temas: liderança e coaching e PNL (Programação Neurolinguística) em vendas, com objetivo de capacitar os jovens líderes empresariais de Brusque, ministrados pela Results Assessoria e Desenvolvimento Profissional e Organizacional, empresa associada ao ACIBr Jovem.

Agenda lotada de eventos
O Núcleo ACIBr Jovem se destaca por uma extensa agenda de eventos realizados anualmente. Neste ano, o primeiro grande encontro foi em março, com uma palestra aberta, focada em vendas, que lotou o teatro do Centro Empresarial.

Em maio, outro grande evento: o Feirão do Imposto, que tem abrangência nacional. O núcleo também realizou o Inova Week, que trouxe painéis sobre empreendedorismo e inovação.

O núcleo também participou, em parceria com a Unifebe, do Seminário de Marketing e Empreendedorismo, atividade na qual cases de nucleados são apresentados aos estudantes. Em 2018, participaram as empresas Arpina e Webtouch.

Mais recentemente, promoveu a segunda edição do Inspirabq, evento realizado em novembro, em parceria com o Sebrae, e do Encontro Regional de Jovens Empreendedores (ERJE), que reuniu empresários de Brusque, Pomerode, Balneário Camboriú, Blumenau, Itajaí, Timbó e Gaspar.

Nesse evento, cerca de 50 jovens empresários dessas cidades se reuniram para planejar ações regionais para 2019, e também fizeram duas visitas técnicas em empresas de Brusque: Hiper e Havan Liberty.

O planejamento para 2019
Para o próximo ano, o ACIBr Jovem já articula o calendário de atividades. Serão mantidos, segundo a coordenadora, eventos fixos, como a grande palestra sobre vendas em março, o Feirão do Imposto em maio, o Inspirabq em novembro e a participação no Seminário de Marketing e Empreendedorismo da Unifebe.

Antes disso, em janeiro, o núcleo participará das Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina todo mês em uma cidade diferente, a primeira será realizada em janeiro em Gaspar.

Para Daiane, todas essas atividades têm servido ao objetivo primordial, que é melhorar a atuação dos jovens empreendedores de Brusque.

“É um desafio coordenar líderes, por sermos um núcleo multisetorial ninguém é concorrente de ninguém, a gente aprende com os erros dos outros, vê a possibilidade de melhorar, é uma troca constante”, afirma.

Ela explica que, para participar do núcleo, a idade é o que menos importa. O mais é e ser novo no ramo de negócios e querer contribuir e compartilhar experiências com outras empresas. Portanto, são exigidos apenas dois pré-requisitos para participar do núcleo: ser associado da ACIBr e ser líder ou gestor de empresa. Uma vez interessado, o novo participante deve comparecer a uma reunião, como convidado. Se gostar já pode fazer parte do ACIBr Jovem.

Créditos de imagem e conteúdo:

 

 

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Compare items
  • Total (0)
Compare
0