Os benefícios do Coaching na carreira do profissional de Educação Física

O método que ajuda seus alunos a conquistar saúde ou emagrecimento muito mais rápido.

Atualmente, estamos passando por um movimento em nossa sociedade que tem nos levado a inserir cada vez mais hábitos saudáveis em nossa rotina. Por mais que ainda sejamos, o tempo todo, bombardeados de incentivos para fazer o contrário, ou seja, para cedermos ao fast-food ou ficarmos em casa, assistindo a uma maratona de séries, ao invés de reservar um tempo para uma alimentação saudável e para a prática de atividades físicas, estamos, pelo menos aos poucos, desenvolvendo a consciência de precisamos nos cuidar desde cedo, para que tenhamos uma vida longa, como desejamos.

É claro que esta mudança de mindset e de hábitos não acontece do dia para a noite. É preciso bastante esforço, foco e dedicação, não só para iniciar, como também para manter uma vida saudável como se deseja e necessita. Neste sentido, um profissional que pode contribuir com a implementação destas melhorias, auxiliando cada vez mais pessoas a terem uma vida com muito mais saúde e bem-estar, é o educador físico.

São diversos os contextos em que este profissional pode atuar, sendo que o mais conhecido é como personal trainer, que tem como principal função orientar e auxiliar as pessoas que lhe contratam a realizarem as atividades físicas que estejam de acordo com os objetivos que estas pretendem alcançar, seja para emagrecimento ou simplesmente ter uma vida mais longa e saudável.

Muitas pessoas contam com a apoio deste profissional para atingirem suas metas com excelência, sem se deixar desviar no meio do caminho, correndo o risco de perder o foco e todos os ganhos obtidos ao longo do processo de mudanças. Este é exatamente o apoio que o educador físico precisa dar a seus clientes, assim como o profissional coach, o que faz com que, aliar as duas profissões seja essencial, no sentido de contribuir para que cada vez mais pessoas alcancem seus objetivos de vida saudável, de forma muito mais acelerada e permanente.

Os grandes desafios

Por mais que tenha toda a técnica de sua área muito bem desenvolvida, assim como muita vontade de contribuir para que seu cliente atinja resultados extraordinários, muitas vezes o profissional de educação física não consegue evitar que este desista no meio do caminho e perca a motivação em continuar com o treinamento.

Assim, a falta de engajamento e motivação, por parte dos alunos, estão entre os grandes desafios enfrentados por estes profissionais, que se empenham e se dedicam ao máximo para ver as pessoas que lhes procuram bem, felizes e saudáveis como desejam.

A razão para que isto aconteça tem a ver com o imediatismo que temos guardado em nós mesmos. Ou seja, é exatamente este fator que faz com que as pessoas desistam de seus treinamentos e de ter uma vida mais saudável, já que este processo leva certo tempo para ser implementado e para que seja permanente e ao mesmo tempo duradouro.

Como, em alguns casos, os profissionais da área de educação física, não encontram mecanismos para fazer com que seus alunos entendam como funciona este processo, acabam perdendo-os, com o passar do tempo, e, muitas vezes, sem entender o por quê.

 

Como o Coaching potencializa a performance e carreira do educador físico

Quando falamos em Coaching, estamos falando de aceleração de resultados, que é exatamente o que os clientes do indivíduo que é educador físico procuram. Diante disso, se faz essencial unir estas duas profissões, não só para que estes mesmos clientes saiam beneficiados, mas também os profissionais desta área.

Veja como a união entre o Coaching e a Educação Física pode trazer incontáveis benefícios ao profissional desta área:

Ajuda na identificação das reais necessidades dos clientes

Nesta área, é preciso estar verdadeiramente atento ao que o cliente deseja e está dizendo nas entrelinhas. Acontece que, muitas vezes, detalhes passam despercebidos, pois não se está preparado para ouvir na essência o que o cliente tem a dizer, bem como sobre os objetivos que ele deseja alcançar.

Assim, o Coaching ajuda o profissional de educação física a desenvolver a habilidade de ouvir na essência, para captar as mensagens que o cliente não está lhe dizendo de forma explícita, o que ajuda na identificação de suas reais necessidades, bem como na elaboração de um plano de ação que seja realmente eficiente e vá ao encontro daquilo que ele deseja.

Estabelece um plano de ação eficiente e assertivo

Independentemente de quais sejam as necessidades do cliente, ou os objetivos que este deseja alcançar ao contratar um educador físico, é fundamental que este esteja pronto para orientar e contribuir para o alcance de resultados extraordinários, de forma ainda mais acelerada.

Para que isto aconteça, o Coaching ajuda o profissional a, junto a seu cliente, determinar um planejamento estratégico, e também um plano de ação que seja altamente eficiente, assertivo e que auxilie o aluno a estar exatamente onde ele sempre desejou, ou seja, atingindo a sua melhor performance e qualidade de vida.

Desperta o foco e a determinação nos alunos

Como foi dito anteriormente, para que se sintam motivados e sempre mais engajados a colocar o treinamento em prática, é necessário que se desperte nos alunos a o foco, bem como a persistência e determinação, pois serão estes elementos que lhes farão continuar, mesmo que em alguns momentos queiram desistir.

Neste sentido, o processo de Coaching, através de técnicas e ferramentas altamente eficazes, as quais o educador físico pode utilizar para potencializar a sua própria performance e a de seus clientes, agrega ainda mais valor a esta profissão, pois ajuda o profissional a sempre lembrar o seu aluno sobre suas motivações e o quanto ele vai se sentir verdadeiramente realizado ao alcançar seus objetivos, despertando, assim, o foco e a determinação de que ele precisa para continuar.

Resultados acelerados e permanentes

Ao ter contato com um educador físico que também é coach, o aluno passa a entender que tem a possibilidade de alcançar seus resultados de forma muito mais acelerada e permanente em sua vida. Isso acontece, pois trata-se de um profissional que tem como principal diferencial o Coaching, não só como seu aliado e mas também como metodologia de implementação de resultados de fato duradouros.

Assim, entende-se que o processo de Coaching ajuda o profissional de educação física a justamente vencer o grande desafio de sua profissão, que foi o que citamos mais acima, ou seja, a falta de motivação, de engajamento e o imediatismo por parte de seus clientes.

Entregue mais resultados e conquiste mais clientes

Ao longo deste conteúdo foi possível perceber que o Coaching é uma metodologia altamente eficaz e que tem tudo para contribuir com a performance e carreira do educador físico, lhe ajudando a entregar ainda mais resultados a seus alunos e a conquistar cada vez mais clientes.

Além disso, por agregar à sua profissão e carreira este grande diferencial competitivo, o educador físico coach passa a ser ainda mais procurado neste, que é um dos mercados com bastante concorrência e profissionais disputando alunos e clientes.

Assim, é importante que você não perca tempo e conheça agora mesmo a formação, do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, que vai transformar e trazer ainda mais benefícios à sua vida profissional. Estou falando do Professional & Self Coaching – PSC, o curso de Coaching mais completo do mercado e que já possibilitou que milhares de profissionais ao redor do mundo dessem um up em suas carreiras.

Seja você também um educador físico coach de sucesso e conquiste cada vez mais clientes!

Créditos:

 

 

Por Instituto Brasileiro de Coaching – IBC
26/07/2018 18h17  Atualizado 26/07/2018 18h17

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Compare items
  • Total (0)
Compare
0