Oportunidade! Empresas montam academias para empregados

Instituições montam academias para o uso de colaboradores ou realizam parcerias com centros de atividades físicas próximos para proporcionar uma rotina mais saudável

É do conhecimento de todos que a prática de atividades físicas faz bem para a saúde. Exercitar-se rotineiramente evita doenças coronarianas, melhora quadros de diabetes e ainda contribui para a imunidade. No entanto, em grandes centros urbanos, onde as pessoas estão sempre com as agendas preenchidas, seja pelos compromissos do dia a dia ou até mesmo pelo trânsito da cidade, encontrar um momento para cuidar da saúde é cada vez mais difícil. Por isso, algumas empresas incorporaram às suas dependências centros de exercício físico ou realizam parcerias com academias próximas com o objetivo de garantir maior qualidade de vida aos colaboradores.

Pensando nisso, em como os profissionais que lá trabalham têm uma rotina com poucos horários livres e repleta de imprevistos, o Hospital e Maternidade Santa Joana mantem um Fitness Center em frente ao complexo hospitalar, bastando apenas atravessar a rua para poder usufruí-lo. Estruturado para atender cerca de cinco mil médicos que constituem o corpo clínico da maternidade, o Fitness Center conta com 1.630 metros quadrados com modernos equipamentos de ginástica e musculação, além de piscina com raia semi-olímpica e quadra de tênis.

Sempre pratiquei exercícios e ter um lugar perto do hospital em que posso continuar com esse hábito facilita bastante. Vou trabalhar com muito mais disposição, sentindo-me alegre e ativa”, comenta a ginecologista e obstetra do Santa Joana, dra. Ana Angélica Wanderley, que frequenta o Fitness Center de segunda a sexta-feira. A médica é sempre uma das primeiras a chegar à academia, por volta das 6h30 da manhã, e realiza regularmente exercícios de musculação com personal trainer nas terças e quintas-feiras e corre na esteira nas segundas, quartas e sextas-feiras. “Exercício físico não é só uma questão de vaidade ou um hobby, mas, sim, uma necessidade para nosso bem-estar e saúde”, explica a dra. Ana Angélica.

Também o dr. Guilherme Loureiro Fernandes, ginecologista e obstetra com especialização em Medicina Fetal do Hospital e Maternidade Santa Joana, é um dos frequentadores do Fitness Center. Hoje com 47 anos, ele conta que, durante a década dos seus 30 anos, por causa da rotina atribulada, descuidou-se e não praticava exercícios. Porém, aos poucos, foi tomando consciência da importância de separar um tempo para cuidar de si e aderiu ao hábito de ir à academia.

Hoje, com o Fitness Center em frente ao hospital, ficou mais fácil para o dr. Guilherme administrar seu tempo para que, no mínimo três vezes por semana, possa ter aulas com personal trainer de ginástica funcional, aeróbica e musculação. Até mesmo quando trabalha aos sábados na maternidade, aproveita para relaxar com as atividades físicas. “É uma válvula de escape, traz bem-estar físico e mental, além de proporcionar emagrecimento”, comenta o obstetra.

De tal forma, nos dias de hoje, cada vez mais, as instituições se dão conta de como é necessário dar oportunidades para que os profissionais que ali trabalham estejam sempre saudáveis, tanto emocionalmente quanto fisicamente, especialmente quando se trata de profissionais da área da saúde, como os médicos que lidam com a vida o tempo todo e, eventualmente, passam por situações de extrema pressão, em que há a necessidade de uma grande dose de concentração.

Incentivar a prática de exercícios físicos, além de contribuir para a saúde dos colaboradores, também melhora a disposição e produtividade no trabalho. Para os médicos, cuidar da própria saúde é importante para cuidar da saúde de todos.

Karina Paletta| Relações com a Mídia
Grupo Máquina PR

Créditos: Jornal Dia a Dia

A análise desta notícia, chama a atenção pela oportunidade que se abre aos Personais, desbravando um novo mercado, fora da alta concorrência atual dentro das academias, um profissional mais empreendedor, pode com certeza a partir do exemplo exposto, formatar um projeto e oferecer a direção de grandes empresas, demostrando como a intervenção de um profissional de Educação Física pode agregar na produtividade e motivação dos colaboradores daquela instituição.

As vantagens mutuas para a empresa e para os profissionais são muito boas, mas esqueçam a abordagem da “Ginástica Laboral”, o diferencial aqui é a comodidade e a diversificação, oferecendo treinamento com várias opções como a musculação, o treinamento funcional, clube de corrida, pilates … engajado os empregados e empresários a um estilo de vida mais ativos e produtivo.

Competições internas, estabelecimento de metas como redução de tantos porcento de gordura entre os participantes …a criação de times ou equipes para participarem juntos aprimorando o espirito de equipe, são objetivos bem interessantes neste novo mundo que se abre aos profissionais de Educação Física.

Mercadologicamente temos oportunidades como a venda do projeto de montagem de espaços para atividade física (consultoria técnica), prescrição e acompanhamento de sessões de exercícios, oferecimento do Personal para a diretoria da empresa, avaliação física dos empregados, criação de eventos recreativos, realização de palestras de orientação e …

Para aqueles mais arrojados temos um mundo de possibilidades, com o pote de ouro no final do arco iris, visto ser este um segmento com alto potencial de ganhos financeiros para aqueles que chegarem primeiro e souberem formatar o seu “produto” com o maior valor agregado para as empresas.

Sugiro aos aspirantes deste novo mercado, as seguintes diretrizes:

1 – “Pense fora da caixa”

2 – “Saia da sua área de conforto”

Boa sorte! e Sucesso!!

Fausto Porto
TRAINER BRASIL

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Compare items
  • Total (0)
Compare
0