Freeletics o Personal digital avança em investimentos e usuários

*De uma pequena startup a uma marca fitness mundial: app que usa inteligencia artificial recebe investimento substancial de grandes investidores de esporte e fitness dos EUA *

A startup fitness digital Freeletics anunciou hoje que recebeu um investimento substancial de um importante grupo de empresas de venture capital sediadas nos EUA. Com quase 30 milhões de usuários, a empresa alemã, que ainda não havia recebido nenhum investimento externo, tem visto um crescimento impressionante desde sua fundação em 2013.

Seu principal aplicativo, o Freeletics Bodyweight, é um aplicativo de fitness líder na Europa e afirma ter a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) mais avançada do setor. O aplicativo de treino coloca um personal trainer no bolso dos usuários, permitindo que treinem a qualquer hora e em qualquer lugar. Usando sua tecnologia de inteligência artificial, o aplicativo pode avaliar os níveis de condicionamento físico e aprender com seus milhões de usuários para criar planos de treino 100% personalizados. Em menos de 5 anos, o Freeletics passou de uma pequena startup para uma marca mundial, com a missão de desafiar e inspirar as pessoas a se transformarem na melhor versão de si mesmas.

O Freeletics é um personal trainer digital à sua disposição 24h por dia, que compreende seu nível de condicionamento físico e acompanha seu desenvolvimento de perto. E a melhor parte é: a assinatura do aplicativo custa muito menos do que qualquer academia, mesmo aquela pequena do seu bairro. Existem algumas razões para o Freeletics ser o personal trainer mais popular do Brasil. A marca alemã atualmente opera com quatro aplicativos no país e deve chegar a 3 milhões de usuários brasileiros em 2018. A força do Freeletics é evidenciada quando comparada, por exemplo, à bem sucedida rede de academias Smartfit, que possui aproximadamente 700 mil clientes no Brasil.

Grandes investidores do setor trazem recursos para acelerar o crescimento
Daniel Sobhani,o CEO do Freeletics, fez uma parceria com a FitLab, que é gerenciada por ex-executivos da Nike e da New Evolution Ventures, para recapitalizar a empresa e fornecer capital para o crescimento. Além de Sobhani e da FitLab, a maior parte do financiamento da transação foi fornecida pela Causeway Media Partners, JAZZ Venture Partners, Courtside Ventures, Elysian Park Ventures e a ward.ventures, afiliadas a várias franquias esportivas, incluindo o San Francisco 49ers, o Boston Celtics, Cleveland Cavaliers e Los Angeles Dodgers. Mark Wan da Causeway e John Spinale da JAZZ vão se juntar à Sobhani e à FitLab no conselho de diretores.

Sobhani acredita que esta parceria permitirá ao Freeletics libertar totalmente seu potencial, continuando a melhorar sua oferta de produtos e ao mesmo tempo impulsionando o crescimento mundial. Sobhani comentou: “Esses investidores combinam uma profunda compreensão do setor fitness, extensa experiência na construção de empresas de tecnologia e mídia de alto crescimento e redes altamente estratégicas. E, tão importante quanto, eles compartilham a visão do Freeletics. Estamos ansiosos para grandes realizações com nossos novos parceiros.”

O fator Brasil de crescimento
Nos anos recentes, o Freeletics viu o crescimento acelerado dos seus aplicativos no Brasil fazer com que o país fosse um dos principais mercados da companhia, sendo um dos top 5 mundiais. Sua base de usuários cresceu de 50 mil em Abril de 2015 para quase 3 milhões em 2018. A razão para isso é que houveram diversos esforços para tornar o produto mais acessível para a comunidade brasileira, o que inclui a tradução de toda a comunicação, criação de uma comunidade local e até mesmo a inclusão de novos métodos de pagamento que se encaixam melhor nos padrões locais, como por exemplo o parcelamento. Com o investimento, o Freeletics tem a expectativa de acelerar seu crescimento no Brasil.

Investidores consideram o Freeletics como uma plataforma sem igual
O Freeletics alcançou tanto sucesso em um período tão curto devido à sua excelente execução operacional e incansável foco em seu principal cliente – aquele que está disposto a sofrer e a superar seus objetivos de desenvolvimento físico. Mike Melby, sócio diretor da FitLab, comentou: “Começamos como fãs do produto, devido à sua autenticidade e sensação hardcore. Então, ficamos sabendo do sucesso da empresa, que compreende crescimento de receita, engajamento e retenção de usuários maiores do que qualquer outro caso que tenhamos visto no setor. É uma das maiores oportunidades que já encontramos.”

A empresa também conseguiu alcançar um raro fator de sucesso – unindo o digital e o físico. “Ficamos particularmente entusiasmados ao saber que a comunidade Freeletics quebrou organicamente a barreira digital ao estabelecer mais de 2.000 locais de treino no mundo real para reforçar a experiência digital. A identificação com a marca e o engajamento da comunidade Freeletics definitivamente são de outro nível. Parece que eles decodificaram o código da motivação ”, disse John Spinale da JAZZ Venture Partners.

Entusiasmo pelo futuro brilhante do Freeletics
“Acreditamos que o sucesso do Freeletics até agora é só o começo. Esta é a melhor equipe e produto da categoria em um mercado grande e em rápido crescimento. O Freeletics está preparado para aumentar significativamente a penetração em seus principais mercados e acelerar a expansão internacional, e nosso grupo de investidores trabalhará em estreita colaboração com Daniel e sua equipe para apoiar esses esforços ”, explicou Mark Wan, da Causeway Media Partners.

Os co-fundadores da empresa, Joshua Cornelius, Mehmet Yilmaz and Andrej Matijczak, que deixarão a empresa, comentam: “Estamos orgulhosos do que criamos e felizes por termos encontrado uma parceria tão importante para o Freeletics. Deixamos a empresa em mãos muito capazes e estamos seguros de que ela continuara a ter sucesso e a crescer com sua equipe competente e investidores tão fortes. Estamos ansiosos para ver como essa história de sucesso vai se desenrolar a partir de aqui. Nós sabemos que esta empresa está destinada a coisas incríveis.”

Créditos:

 

 

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Compare items
  • Total (0)
Compare
0