E-book SEBRAE Como montar um serviço de Personal

PUBLICAÇÃO – SEBRAE

AUTORA Dayane Rabelo

APRESENTAÇÃO

Ao longo da história a atividade física sempre esteve presente na rotina da humanidade sempre associado a um estilo de época, a caça dos homens das cavernas para a sobrevivência, os Gregos e suas práticas desportivas na busca de um corpo perfeito ou de cunho militar como o exemplo na formação das legiões romanas com suas longas marcha e treinos.

Apesar de não ser considerada uma fórmula milagrosa, a atividade física está presente em quase todos os meios de comunicação e a população cada vez mais apresenta problemas relacionados com a falta de exercícios. A desculpa mais frequente é a falta de tempo ou falta de condições para atividades físicas, prática que é agravada pela economia de movimentos em nossa rotina, como as comodidades do controle remoto, telefone celular, elevadores e escadas rolantes, sem falar nas horas diárias dedicadas a televisão ou ao computador. Infelizmente parece ser um fenômeno de dimensões mundial, pois uma das doenças associadas a falta de exercícios como a obesidade tem prevalecido em quase todo planeta.

Contudo, a atividade física é incontestavelmente um componente muito importante para que os seres humanos tenham saúde e também melhoria na qualidade de vida. Além disso, outras vantagens podem ser atribuídas a uma prática regular de esportes, tais como o emagrecimento e até mesmo um maior bem estar psicológico. Nesse sentido, tem se presenciado uma preocupação cada vez maior com a prática de atividades dessa natureza abrindo um vasto campo de oportunidades para profissionais qualificados nessa área.

Experiência realizada no Rio de Janeiro “revela que a atividade física é capaz de reduzir a pressão alta em 97% das pessoas participantes e controlar a diabetes em 80% dos casos. Além disso, 20% ainda perderam peso e a mesma porcentagem diminuiu a quantidade de remédios.” (Programa Bem Estar, 2011)

Nessa linha da busca por uma melhor qualidade de vida, o profissional que vem ganhando espaço no mercado da saúde e esporte é o personal trainer. Esse profissional atua em uma área da educação física que vem crescendo e ganhando prestígio nos últimos anos. O personal trainer, ou treinador pessoal, trabalha atendendo um único aluno ou pequenos grupos, sempre respeitando a individualidade e condição física de cada aluno ao montar um circuito de treinamento individual.

Este é um profissional de fitness licenciado em educação física, qualificado a desenvolver e prescrever programas de treinamento físico individualizado, preferencialmente com conhecimento nas áreas de treinamento desportivo, fisiologia do exercício, anatomia e biomecânica do movimento.

A média de preço a ser cobrada varia de acordo com o tipo de serviço, a frequência semanal, o local da prática, as qualificações do profissional que oferece os serviços, e a negociação. Normalmente se estabelece um valor de hora aula que pode variar entre 50,00 a 500,00 reais, por exemplo.

SUMÁRIO

Apresentação
Mercado
Localização
Exigências Legais e Específicas
Estrutura
Pessoal
Equipamentos
Matéria Prima/Mercadoria
Organização do Processo Produtivo
Automação
Canais de Distribuição
Investimento
Capital de Giro
Custos
Diversificação/Agregação de Valor
Divulgação
Informações Fiscais e Tributárias
Eventos
Entidades em Geral
Normas Técnicas
Glossário
Dicas de Negócio
Características
Bibliografia
Fonte
Planejamento Financeiro
Soluções Sebrae
Sites Úteis
URL

Clique na logo para baixar o E-book

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Compare items
  • Total (0)
Compare
0