Cresce demanda de treino na web para personais

Treino na web com instrutores que acompanham à distância

Segundo o personal trainer Thiago Fernandes, 33, a consultoria online pode ser feita por telefone, Skype, mensagens e e-mail

apps-aluno-personal-comunicam-distancia_ACRIMA20160102_0023_15

Com novos apps, aluno e personal se comunicam à distância (Reprodução/Internet )

No início de cada ano, todos estipulam metas. Uma das primeiras da lista é “entrar na academia”. Porém, passa o recesso e vem o Carnaval. E, quando menos se espera, chega a época das comilanças da Festa Junina e, mais uma vez, férias. E a promessa de praticar atividade física? Esquecida. Mas com a facilidade das tecnologias não há desculpas para não treinar. Pelo menos, é o que afirma o personal trainer, Thiago Fernandes, 33.

“Hoje, tem uma nova tendência: a consultoria online. Ela pode ser feita por telefone, Skype, mensagens e e-mail. Nós enviamos um questionário sobre saúde, para o cliente repassar as informações. É uma relação de confiança. Peço exames prévios, como de sangue, ressonância magnética, tomografia, entre outros. Quanto mais informações, mais eu vou me fazer presente. Está no contrato integridade física”, afirma.

Diretor da Limiar2 Consultoria Esportiva, ele lembra que esta é uma época quando muitos sonham em ter um corpo sarado para o verão. Mas, ressalta, não adianta apenas desejar e não correr atrás da boa forma. Além de deixar a preguiça de lado, é necessário ter uma boa alimentação e adaptar-se aos novos hábitos saudáveis. Para isso, é fundamental ter um profissional capacitado para orientar.

“Uma das principais vantagens da consultoria online é que o cliente pode se exercitar no horário que quiser. A atenção do profissional é voltada para cada caso, não para um grupo. Isso faz toda a diferença nos resultados”, diz, ao citar a dificuldade de quem malha em horários de pico nas academias.

“Se tem muitos alunos, os com mais experiência conseguem treinar. Os outros podem ter problemas, porque nem sempre tem um instrutor ao lado”, enfatiza.

Fundada em 2006, em São Paulo, a empresa foca na prática esportiva, com a prestação de serviços de preparação e avaliação física, gerenciamento de academias, assessoria esportiva, promoção de cursos e palestras. Aliados ao custo, benefício e qualidade, a modalidade conquista adeptos, principalmente por ser uma ferramenta de fácil acesso e conveniente. Além disso, o acompanhamento é feito com base no objetivo do aluno.

“Como quando vamos a uma consulta médica, o profissional de Educação Física oferece um atendimento individualizado, com abordagem específica. Fazer exercícios é muito bom, mas é preciso ter calma. Alguns querem obter resultado rápido, mas é preciso respeitar dosagens. Com algo projetado para o indivíduo, por meio de avaliação, podemos identificar potencial e dificuldades; fatores de risco, idade e limitação ortopédica, entre outras coisas”, alerta.

Destaque

De acordo com o personal trainer Thiago Fernandes, o primeiro contato com o cliente é feito por e-mail. Em seguida, ele faz a elaboração do treino individual.

“Temos uma conversa a cada 15 dias por Skype ou celular. Uma vez por semana, a pessoa passa alguns dados, como o peso, o que ela sentiu no treino, se houve alguma dificuldade, etc. Envio o treinamento em uma planilha de PDF, com imagens dos exercícios que pode ser acessada pelo celular, mesmo offline”, explica.

Cuidado com a saúde

Formado e especializado em Biomecânica e Avaliação Física, Thiago Fernandes ressaltou que o cliente não pode omitir informações e, efetivamente, fazer todos os exames requisitados. De acordo com ele, muitos jovens ignoram a possibilidade de ter algumas doenças, justamente por serem “novos demais” para se preocupar. Entretanto, deu um exemplo da importância da avaliação física antes de iniciar qualquer atividade.

“Eu tinha um aluno que achava ter asma, mas na verdade era problema cardíaco. Não é porque tem pouca idade, que não deve se preocupar com a saúde. Um profissional qualificado se preocupa com essas preliminares”, diz, ao fazer uma analogia simples.

“Se você vai fazer aula de inglês, precisa passar por um teste de nível. É a qualidade que importa. Tem pessoas que passam o dia na academia e negligenciam detalhes”, ressaltou o preparador físico.

Aplicativos fitness

1. MyFitnessPal Ideal para quem quer seguir à risca uma dieta. O aplicativo permite que você registre os alimentos e bebidas que foram ingeridos no dia, além das atividades físicas praticadas e quantidade. Grátis (Android e iOS)

2. Nike Training Club Quer malhar sem precisar ir à academia? O aplicativo programa treinos de definição de massa muscular, perda de peso e alongamento para você fazer na sala de casa. Cada exercício é ensinado através de pequenos vídeos e o app também controla o tempo que deve ser gasto por atividade.  Grátis (Android e iOS).

3. Pact  O aplicativo faz com que você pague (literalmente) todos os seus pecados gastronômicos. O app é grátis, mas, se você não quiser gastar dinheiro, terá que seguir a dieta e a rotina de treinos que se propôs.  Grátis (Android e iOS).

4. miCoach Aplicativo de running e exercícios da Adidas. Além de ser um ótimo suporte para os fãs da corrida de rua, possui mais de 400 exercícios de força e flexibilidade para fazer no parque, na sala de casa ou até na academia. Também permite associar playlists ao ritmo de treino. Grátis (Android e iOS).

5. Chew It Well O app controla o ritmo que você come cada refeição apor meio de um timer que calcula quanto tempo cada tipo de alimento deve levar para ser ingerido. US$ 0,99 — equivale à aproximadamente R$ 3,05 — (iOS).

Créditos: A Crítica

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Compare items
  • Total (0)
Compare
0