Como montar um Centro de Treinamento Físico Personalizado

 

Palestra – Como Montar um Centro de Treinamento Físico Personalizado

 

Latin American Conference & Tradeshow
FITNESS BRASIL & IHRSA
Como montar um Centro de Treinamento Físico Personalizado
Um Studio de Personal Training
São Paulo – Outubro – 2000
Fausto Arantes Porto – CREF-7 1387-DF

 

 

Personal Trainer ou Personal Training?

Tipo de negócio : PERSONAL TRAINING
Setor de atividade : Terciário.
Ramo de atividade : Prestação de serviços
Serviço : Avaliação, planejamento, prescrição, orientação, acompanhamento e
assessoria de programas de atividade física personalizados
Análise dos Riscos : Os riscos são médios, pois todo sucesso de um personal trainer ou centro de personal training, está direcionado à conquista e manutenção da clientela. Por ter uma exigência de qualidade muito mais elevada, o diferencial perante a concorrência vem da especialização do profissional, do atendimento à clientela e do nível de tecnologia e instrumentos utilizados.

PERSONAL = individual, particular
TRAINING = treinamento, aprendizado
TRAINER = treinador

PERSONAL TRAINER = O profissional ” significa treinador pessoal é quem executa o serviço de acompanhamento particular.” (Professor – Cícero Campelo Neto)

PERSONAL TRAINING = O serviço ” significa a ação exercida, treinamento pessoal, ou seja é o serviço prestado.” (Professor – Cícero Campelo Neto)

PERSONAL TRAINER (TREINADOR PERSONALIZADO)

Professor de Educação Física, responsável pela elaboração, pela prescrição e pelo acompanhamento de um programa de atividades físicas, definido segundo os objetivos do cliente e de seu quadro de saúde e aptidão física.” (Como montar um Centro de Treinamento Físico Personalizado – Fausto Arantes Porto – SEBRAE – 2000)

PERSONAL TRAINING (TREINAMENTO PERSONALIZADO)

Programa de atividade física personalizado ou individualizado segundo os objetivos do cliente e de seu quadro de saúde e de aptidão física.” (Como montar um Centro de Treinamento Físico Personalizado – Fausto Arantes Porto – SEBRAE – 2000)

Princípios Básicos do Personal Training em um Studio, Clínica ou Centro de Personal Training

” A procura de bem-estar e melhor qualidade de vida é um fenômeno mundial irreversível”
Ana Maria Leopoldo Silva

Objetivos na prestação desse segmento:

1 – Oferecer exclusividade no atendimento e no acompanhamento;
2 – Promover maior motivação e incentivo do aluno ou cliente;
3 – Viabilizar com objetividade, segurança e eficiência a elaboração dos programas;
4 – Demonstrar a comodidade e as vantagens da escolha de locais, horários e atividades;
5 – Viabilizar a satisfação necessária à continuidade do programa ;
6 – Promover a qualidade de vida pela prescrição da atividade física.

Princípios básicos:

1 – Qualidade e presteza no atendimento

2 – Esse é um dos pontos fundamentais pela especificidade da clientela envolvida com Personal Training, exigente e acostumada ao atendimento vip de outros profissionais e prestadores de serviços.

3 – Qualidade e nível do quadro de profissionais

4 – Ponto principal no cumprimento das metas almejadas. O atendimento diferenciado só pode ser oferecido por um quadro de profissionais capacitados e sensíveis às necessidades da clientela .

5 – Qualidade e nível de instrumentos e aparelhagem empregados

6 – Oferecer inovações tecnológicas em constante renovação e atualização. Além de ser um fator de divulgação e marketing é responsável pela maior qualidade dos serviços oferecidos e um grande diferencial perante a concorrência.

Fatores a serem observados na elaboração do Projeto:

Dois fatores a serem analisados antes da execução do projeto: são a aptidão pessoal para o empreendimento e a necessidade de capacitação profissional na gestão e execução de seu empreendimento. Procure entidades e consultores antes dessa futura jornada, peque por excesso nunca por falta, é doloroso desperdiçar tempo e dinheiro !!!

1 – Defina o seu projeto (o que?, onde? porque? Como?) Plano de negócios peça importante para solicitação de crédito
2 – Defina seus objetivos relacionado ao projeto;
3 – Levante os gastos e investimentos necessários e sua viabilidade de retorno (fixos e variáveis);
4 – Identifique quais serão as fontes de recursos financeiros e qual seu cronograma de liberação (próprios ou de terceiros) ;
5 – Estabeleça o cronograma de execução do projeto;

Consultoria aos Empresários

Cuidados na elaboração do Planejamento:

A elaboração do serviço (o que ?, quando ?, quanto?, como ? onde?);
A escolha do nome (Comercial ou fantasia);
A escolha da logomarca e do logotipo;
Elaboração do cartão de visitas;
A confecção do uniforme;
A qualificação técnica necessária (graduação em Educação Física);
Local físico da realização do serviço prestado (onde ?);
Aquisição do material e equipamentos;
Levantamento do mercado (concorrentes e público alvo);
Documentação necessária (Federal, Estadual e Municipal) ;
Divulgação do serviço;
Abertura do espaço no mercado.

Como ser localizado:

Serviços de recados;
Secretária eletrônica;
Bip ou page;
Telefone comercial;
Celular;
Internet (E -mail).

A documentação necessária:

Elaboração do contrato de prestação de serviço;
Elaboração do recibo pelo serviço prestado;
Elaboração das fichas de anamnese, ficha de avaliação, planilhas
Formulários e documentos de recolhimento de taxas e impostos.

Algumas formas de divulgação:

Internet;
Mala direta;
Convênios com profissionais de áreas afins;
Cartão de visita;
Parcerias com condomínios e empresas.

Qual o preço de venda na prestação do serviço?

Quanto a esse fator relevante o Código de Ética do Conselho Federal de Educação Física que define em seus preceitos os critérios na elaboração dos honorários pelos profissional de Educação Física:

V – dos Benefícios e Honorários Profissionais.

Art. 7º – O profissional de Educação Física deve fixar previamente o contrato de serviços, de preferência por escrito, em bases justas, considerando os seguintes elementos:

A relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade do serviço a ser prestado;
O tempo que será consumido na prestação do serviço;
A possibilidade de ficar impedido ou proibido de prestar outros serviços paralelamente;
O fato de se tratar de cliente eventual, temporário ou permanente;
Necessidade de locomoção na própria cidade ou para outras cidades, do Estado ou País;
Sua competência, renome profissional e equipamentos e instalações;
Maior ou menor oferta de trabalho no mercado onde estiver inserido;
Valores médios praticados pelo mercado em trabalhos semelhantes.

Quais são os serviços comercializados ?

Como profissional graduado em Educação Física e como define o artigo 3º da Lei-9696/98 este profissional esta habilitado a oferecer os seguintes serviços :

Consultoria, assessoria, palestras e cursos sobre qualidade de vida , forma física e atividade física nos aspectos ligados a Educação Física;

Elaboração de projetos e implementação de atividades e treinamento, para clientes , pequenos grupos ou empresas (ginástica laboral);

Avaliação Física, para analisar e avaliar os parâmetros funcionais e a aptidão física são observados alguns testes, instrumentos e protocolos com a finalidade de coletar dados tais como :
Capacidade cardiorespiratória, neuromuscular e os dados antropométricos

O planejamento, prescrição, orientação, supervisão e companhamento de um programa individualizado;
contrato de exclusividade, para clientes que necessitam do acompanhamento em viagens, excursões e em sua rotina de compromissos e horários irregulares.

Venda de Franquias (comercialização de toda estrutura comercial e administrativa).

Qual o mercado desse segmento?

Mercado Consumidor

Quem é seu público alvo ? (estética, saúde, ou performance)
Qual o seu perfil ?
Sexo ?
Idade ?
Local de moradia ?
Onde trabalha ?
Posição Financeira (renda) ?
Grau de instrução ?
Como ser encontrado ?
O que faz nas horas vagas ?

Mercado Concorrente
Aproveite boas idéias e evite grandes pecados:

Quais são os seus concorrentes ?

Quais são os seus pontos fracos ?

Quanto aos pontos fortes :

Analise localização, atendimento, qualidade de serviços, preços, tempo de mercado, estratégias de marketing e procedimentos operacionais.

Mercado Fornecedor
Alguns critérios a serem observados na escolha dos fornecedores:

Localização, facilidade de acesso, atendimento, qualidade dos produtos ou serviços, pontualidade de entrega, capacidade de entrega, garantia dos produtos, Suporte e Manutenção e Relacionamento.
Contra empresas suspeitas ou de má fé temos o Procon como órgão de defesa contra possíveis problemas; e na busca da defesa de seus direitos, há a necessidade da posse das notas fiscais que definem a garantia e a comprovação de serviços e produtos, contratados e adquiridos.

Escolha da Localização
Necessidades:

Ponto comercial
Metragem necessária
Possibilidade e instalação de propaganda (placa, luminoso)
Estacionamento (capacidade – manobrista – segurança)
Observação de outros pontos comerciais próximos (favoráveis – desfavoráveis)
Próximo de seu público alvo (comodidade)

Capacitação Empresarial

Existem várias possibilidades quanto esse quesito, com instituições públicas e privada que oferecem cursos de formação e aperfeiçoamento empresarial.
Dentre elas destacamos o SEBRAE – que na atualidade oferece os seguintes produtos a nível nacional :

Programa Brasil Empreendedor (conta para o segundo ano com recursos da ordem de 12 bilhões para liberação) – em parceria com o Governo Federal e outras instituições como o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, programa voltado ao fortalecimento das micros e pequenas empresas, através da capacitação gerencial, creditícia e assessoria técnica, cursos gratuitos.

Empretec – Programa para Empresários e Futuros Empresários – Workshop que trabalha em descobrir e aperfeiçoar as características do Empreendedor.
A nível regional – Balcões SEBRAE e os cursos de aperfeiçoamento como : Ações e Estratégias de Marketing, Como organizar uma empresa, Oratória, Iniciação Empresarial, Contabilidade e Escrituração Fiscal, Gerência Básica, Técnicas de Negociação, Técnicas de Vendas …
E ainda conta com uma ampla rede de apoio com bibliotecas, com vasto material de suporte e apoio ao empresários, livros, fitas, teses, publicações especializadas, vale a pena consultar!

Linhas de Créditos

No programa Brasil Empreendedor, prevê a realização de mais de 1 milhão de operações de crédito com juros subsidiados com um total de 12 bilhões de reais, recursos disponibilizados por instituições financeiras credenciadas pelo programa (Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia) .

Entre as varias linhas de créditos abertas para capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos , existe o destaque para o programa PROGER Recém-Formados da Caixa Econômica Federal com a finalidade de financiar profissionais com, no máximo, 5 anos de conclusão do curso superior ou pós-graduação, financia bens, serviços e capital de giro.

Observação – Para a liberação do crédito as instituições financeiras analisam o cadastro, estabelece limites de créditos, capacidade de pagamento, verificam garantias, adotando os procedimentos normais de um banco para liberação de crédito.

BIBLIOGRAFIA

PORTO, Fausto Arantes. Como Montar um Centro de Treinamento Físico
Personalizado, Brasília: SEBRAE, 2000. 87 p.

Literatura Sugerida

BRIEN, Teri S. O..O Manual do Personal Trainer, São Paulo: Manole,
1998. 181 p.

OLIVEIRA, Roberto Cesar de. Personal Training uma abordagem
metodológica, São Paulo : Editora Atheneu, 1999, 91 p.

PERUCA, Ângelo. Metodologia do desenvolvimento do Personal Training,
Londrina: Editora Midiograf, 1998. 129 p.

SILVA, Ana Maria Leopoldo.O grande fôlego do fitness, Pequenas Empresas Grandes Negócios, São Paulo, Ano X n.º 114, p. 26-34, jul. 1998

SEBRAE, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo. Como montar uma academia de ginástica e escola de natação, São Paulo: SEBRAE, 1996. 37 p.

SEBRAE, Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Brasília. Como montar Academia de Ginástica,. Brasília: Ed. SEBRAE, 1993.24 p.

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