A importância da orientação de um personal trainer

Confira as orientações do educador físico e especialista em fisiologia do exercício, Gustavo Maia.


Educador físico e especialista em fisiologia do exercício Gustavo Maia
(Foto: Arquivo Pessoal)

Desde longa data são analisados os inúmeros benefícios proporcionados pela prática regular de atividades físicas, dentre as quais, o controle e a manutenção do peso corporal, maior disposição para a realização das atividades diárias, sensação de bem-estar e aumento da autoestima.

Se reconhece, pois, que a prática de atividades físicas, qualquer que seja a modalidade, deixa cada vez mais de ser um modismo atrelada ao desejo de alcançar o corpo perfeito, tornando-se uma questão de saúde ao passo em que o estilo de vida ativo predispõe menor risco de desenvolvimento de inúmeras doenças que afetam a qualidade de vida.

“O exercitar-se passa a se tornar uma questão de necessidade em uma sociedade marcada por inúmeras transformações, onde o indivíduo se vê imerso a diversos fatores que contribuem para o sedentarismo e cada vez menos tempo para cuidar de si mesmo”, pontua o educador físico e especialista em fisiologia do exercício, Gustavo Maia.

Todavia, ao lado dos benefícios decorrentes da incorporação da prática de atividades físicas, não se pode descuidar do fato de que a ausência de orientação e acompanhamento profissional pode acarretar danos à saúde humana, sobretudo, quanto ao risco de lesões.

“Há que se ter em mente que cada tipo de atividade física apresenta determinadas especificidades, requerendo para a obtenção de resultados e manutenção da capacidade física movimentos adequados, ao mesmo tempo em que cada indivíduo possui necessidades específicas a serem satisfeitas, cenário que remete a importância do treinamento personalizado oferecido pelo personal trainer”, orienta o profissional.

Maia explica que o personal trainer é um profissional cujas competências se traduzem em um programa individualizado ofertado a partir das demandas, necessidades e objetivos desejados pelo praticante de atividades físicas, considerando-se, de forma peculiar, a individualidade biológica de cada sujeito.

“Tem-se, de tal modo, a supervisão/orientação do personal trainer como fator primordial para que o indivíduo possa alinhar os benefícios da adoção de um estilo de vida saudável aos ganhos derivados de uma abordagem individualizada, em prol da promoção da saúde física e mental”, enfatiza.

Serviço
Gustavo Maia
Educador físico e especialista em fisiologia do exercício
(18) 9.99700-1292

Créditos:

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Compare items
  • Total (0)
Compare
0